Miguel Murteira

Drageias do Double X, vista lateral

Review Double X: Suplemento Multivitamínico e Multimineral

Olá e bem-vindo(a) a esta review do multivitamínico e multimineral, Double X!

Estou entusiasmado por fazer esta partilha, pois sei por experiência própria o poder transformador que este suplemento tem para melhorar a qualidade de vida. A mudança em mim foi indescritível!

Se ainda não toma suplementação, recomendo que consulte o artigo sobre a vitamina C, onde explico em detalhes o conceito de vazio nutricional e os motivos pelos quais é necessário tomarmos suplementos alimentares.

O que esperar desta review?

Consumo os suplementos da Nutrilite desde 2015 e também sou empresário Amway, pelo que tenho afiliação a este produto. Isto significa que os links neste artigo são de afiliado e ganharei uma comissão se decidir comprar o produto.

É uma contribuição que me faz, para que possa continuar a criar este e outros conteúdos gratuitos, que envolvem bastante tempo e dedicação.

O objetivo destas reviews é partilhar a minha experiência com os produtos e fazer-lhes uma análise em maior detalhe, um detalhe que não é fornecido pelo fabricante na loja online.

Assim, farei o meu melhor para tornar esta e todas as futuras reviews imparciais, fazendo-as como se fosse isento de qualquer ganho financeiro pela recomendação dos produtos.

Além disso, as informações que vou partilhar consigo vão ajudá-lo(a) a escolher um suplemento de qualidade, seja qual for a marca que escolher tomar.

Feito o disclaimer, vamos à nossa review!

A minha história com… o Double X

Comecei a tomar o Double X em 2015, altura em que conheci a Rita e em que estava a iniciar a recuperação de uma depressão e esgotamento nervoso.

Nessa altura tinha uma alimentação inadequada (sem ter consciência disso), excesso de peso e estava medicado com antidepressivo.

Foto de 2015 à esquerda e de 2018 à direita

Depois de conhecer o projeto Amway comecei a assistir a várias formações sobre saúde preventiva e nutrição, onde me foram explicados os benefícios e a importância de uma correta nutrição e alimentação.

Passado pouco tempo, começaria a tomar suplementos alimentares e a sentir um aumento na minha energia e vitalidade, em geral. Senti o meu corpo a mudar, literalmente.

Sentia-me com mais energia e outro benefício, desde logo evidente, foi ter começado a dormir melhor.

Esta jornada teve início em 2015 com a toma de suplementação e continua até aos dias de hoje. Sempre acompanhada de uma reeducação alimentar completa e contínua.

Porquê tomar um multivitamínico/multimineral?

Este tipo de suplemento é o que se considera um suplemento de base. Como tem um pouco de cada vitamina (ou percursor) e de cada mineral, vai ajudar a solucionar eventuais carências nutricionais atuais e futuras.

É um suplemento que devemos tomar todos os dias, 365 dias por ano, durante toda a vida.

É necessário ter em atenção, ao fazer a escolha do suplemento, se tem alguma doença que impeça a sua toma. A título de exemplo, pessoas com hipertiroidismo não devem tomar suplementos que contenham iodo.

Adicionalmente, se tiver alergia a algum alimento, deve verificar com atenção redobrada a lista de ingredientes do suplemento, antes de o comprar.

Por exemplo, quem é alérgico ao camarão ou ao marisco não pode tomar o suplemento de Glucosamina com Boswellia da Nutrilite para as articulações, pois contém extrato de marisco.

Como lhe tinha falado antes, expliquei em maior detalhe o conceito de vazio nutricional noutro artigo. Contudo, decidi partilhar aqui esta tabela, que tem os dados de dois estudos feitos à densidade nutricional dos alimentos. Nela podemos ver o decaimento que certas vitaminas e minerais tiveram nos alimentos, no período entre 1985 e 2002.

tabela que mostra o declínio de até 95% nos nutrientes de vários alimentos, entre 1985 e 2002
Declínio de até 95% nos nutrientes de vários alimentos, entre 1985 e 2002. Destaque para a coluna a cinzento.

Foram estes dois estudos que me fizeram entender a verdadeira importância de me suplementar.

Os alimentos não têm a mesma quantidade de nutrientes de outrora e, mesmo que tenhamos uma alimentação perfeita em variedade e quantidade de legumes e frutas, não iremos conseguir ter o aporte nutricional necessário para uma saúde ótima.

Porque escolher… o Double X?

Muito antes de conhecer a Amway e o Double X, na minha adolescência, já tinha tomado o famoso suplemento multivitamínico da Centrum.

Confesso que gostava do sabor a frutos vermelhos, pois era mastigável e relativamente doce, mas não senti diferença nenhuma a nível de energia, performance escolar ou disposição.

Nas formações sobre suplementação aprendi o motivo.

Só sintético ou com extratos de plantas?

Os suplementos sintéticos não têm extratos de plantas, logo não têm a mesma biodisponibilidade que os suplementos que os incluem. Em termos simples, a biodisponibilidade é a capacidade que o nosso corpo tem de absorver/utilizar esse suplemento.

É fácil perceber esta associação. Quando comemos uma laranja ou uma acerola, estamos a ingerir uma boa quantidade de fibras, fitonutrientes, vitaminas e também os respetivos cofatores.

Os cofatores são as moléculas que se encontram ligadas às vitaminas no alimento e que facilitam a sua absorção.

Já uma vitamina sintética consiste apenas na molécula pura da vitamina, faltando-lhe todos esses cofatores que são coadjuvantes na sua absorção.

Sintético VS Natural

É por esse motivo que um suplemento de vitamina C sintético pode precisar de até 1000 miligramas de ácido ascórbico para fazer efeito, enquanto um suplemento de vitamina C com extratos de plantas como o da Nutrilite, necessita apenas de 240 miligramas de vitamina C.

Além do suplemento da Nutrilite ter uma libertação prolongada durante 8 horas, o que não acontece com as pastilhas efeverscentes sintéticas de 1000 miligramas de ácido ascórbico, não irá causar sobrecarga renal.

Isso deve-se à dose estar estudada para ser absorvida na totalidade. A vitamina C sintética precisa de doses muito mais altas, porque uma grande parte será excretada através da urina.

Porque os sintéticos podem ser prejudiciais?

Tendo em conta que é recomendado tomar os suplementos após as refeições, tomar um suplemento sintético de forma regular poderá causar défices nutricionais. Isso acontece porque vai necessitar de cofatores para ser absorvido, que podem não estar presentes na refeição que fazemos.

Extratos de plantas de origem biológica

Além de o Double X ter 23 concentrados diferentes de frutas e legumes, esses ingredientes são produzidos nas quintas com certificação biológica da Nutrilite. Assim, garantimos uma matéria-prima de altíssima qualidade e é um atributo que não vi em nenhuma marca de suplementos até hoje.

Além disso, mesmo que conheça uma marca que contenha extratos de plantas biológicos, a Nutrilite garante a rastreabilidade de todos os produtos, desde a semente até ao produto final, porque controla todo o processo.

A importância da rastreabilidade

Este rigor com a qualidade significa, como já vivenciei, a retirada de venda (do mundo inteiro) de um suplemento, por terem rastreado uma falha nos testes de qualidade.

A Nutrilite prefere transformar uma colheita em composto ou retirar de venda lotes de suplemento acabado, perdendo dinheiro, do que colocar no mercado um produto cuja qualidade não corresponde aos seus padrões.

Ao tomar Nutrilite sei que o que está escrito no rótulo é a dose que estou a tomar. Essa é uma segurança que nenhuma outra marca me deu.

Partilho consigo, em baixo, um breve vídeo sobre como são feitos os suplementos na Nutrilite:

Rastreabilidade Nutrilite

Como tomar, preço e custo por dose

O Double X é um suplemento alimentar premium e, como tal, tem um preço mais elevado do que os suplementos que encontramos normalmente nas lojas.

Tem atualmente o preço de 78,45€ para clientes registados, e um preço diário de apenas 2,62€.

Pessoalmente considero-o como um “seguro de saúde”, um investimento na minha saúde e na prevenção.

Como tomar

A dose a tomar é a indicada na embalagem. Uma drageia de cada cor, duas vezes ao dia, durando assim para 1 mês.

Recomendo que faça uma toma logo de manhã depois do pequeno-almoço e a outra toma imediatamente antes de deitar, para maximizar o efeito do suplemento.

Caso faça jejum intermitente, faça a primeira toma após a primeira refeição do dia.

Esta dica de fazer a segunda toma imediatamente antes de deitar para mim foi revolucionária e melhorou a minha qualidade de sono exponencialmente!

Como e onde comprar o Double X?

Pode comprar este suplemento através da loja online da Amway, clicando aqui.

Será encaminhado para a página do Double X, onde deverá clicar no botão que diz “Adicionar ao carrinho“.

Posteriormente, clique no topo da página onde diz “Registar“, para criar a sua conta de cliente e ter direito aos preços especiais para clientes registados.

Depois, como é habitual nas lojas online, adicione o seu meio de pagamento e a morada de entrega e é só finalizar a encomenda.

Vantagens e desvantagens do Double X

Vantagens

  • Extratos de plantas biológicos: sem pesticidas nem herbicidas;
  • Fórmula com 23 concentrados de legumes e frutas;
  • Controlado desde a semente até ao produto final;
  • É o multivitamínico e multimineral nº1 de vendas mundial, com fitonutrientes das 5 cores dos grupos alimentares;
  • Marca experiente, fundada em 1934.

Desvantagens

  • Preço

Na minha opinião mais sincera, a única desvantagem deste suplemento é o preço.

Mas, se analisarmos bem, é um preço facilmente justificável. Pela qualidade da matéria-prima, pela quantidade de plantas que é necessária para produzir os concentrados e por toda a complexidade envolvida na produção. Contudo, sei que não é acessível a qualquer pessoa.

Por esse motivo, a Nutrilite tem uma alternativa mais económica que é o Quotidiano. Este suplemento beneficia do mesmo rigor de produção, mas tem uma fórmula mais simples e que conta com apenas 7 extratos de plantas.

Assim, custa menos de metade do preço do Double X. Esta é a melhor alternativa para quem não tem a possibilidade de tomar continuamente o Double X.

Conclusão

Por todos os motivos abordados durante o artigo, a minha recomendação é o Double X, por ser o melhor suplemento multivitamínico e multimineral que conheci até hoje.

Se não tiver a possibilidade de o tomar continuamente, opte por uma fórmula mais económica como o Quotidiano. O mais importante é tomar continuamente, garantindo um aporte nutricional contínuo.

Só tomando de forma contínua e prolongada sentirá os verdadeiros benefícios da suplementação.

As necessidades nutricionais do nosso corpo são diárias.

Ao escolher um suplemento multivitamínico e multimineral, independentemente da marca, investigue:

  • Qual a origem dos ingredientes?
  • Qual o controlo de qualidade a que é sujeito?
  • Tem extratos de plantas? Se sim, são de origem biológica?
  • Há quanto tempo existe a marca?

Estas perguntas são uma boa base para se guiar, na hora de escolher.

Espero que tenha gostado desta review e que agora possa estar munido(a) de melhores ferramentas, na hora de escolher um suplemento multivitamínico e multimineral!

Até breve!

5 2 votes
Article Rating
Subscreve as notificações de comentários
Notifica-te acerca de
4 Comentários
mais antigo
mais recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Patrícia
1 ano atrás

É verdade, a toma de Double X à noite permite-me acordar com a sensação de ter tido um sono mais reparador. Parabéns pelo artigo!

Maria Deolinda
1 ano atrás

O artigo está muito bom. Parabéns